Muitas pessoas se perguntam se é possível compartilhar a energia gerada por sua usina solar com outras residências, e a resposta é sim! No entanto, é necessário entender as opções de sistemas solares disponíveis e as regras envolvidas para fazer isso.
Sistemas on-grid: venda e compartilhamento de energia
Nos sistemas on-grid, que são conectados à rede elétrica da concessionária, é possível vender o excedente de energia gerado pela sua usina solar de volta para a concessionária. Esse crédito energético pode ser utilizado para abater na sua conta de luz em momentos em que o seu sistema gera menos energia ou para reduzir a fatura de outra residência.
Regras para distribuição de energia entre residências
Para que a distribuição de energia entre diferentes unidades consumidoras ocorra, é necessário seguir algumas regras específicas:
– Mesma titularidade: os endereços devem estar sob a mesma titularidade, ou seja, a fatura de energia deve estar no mesmo nome.
– Mesma concessionária: os endereços beneficiados devem ser atendidos pela mesma concessionária, ou seja, precisam estar na mesma área de cobertura.
– Mesmo CPF ou CNPJ: as contas de luz das residências devem estar registradas sob o mesmo CPF ou CNPJ.
Essas regras podem variar dependendo da região e da concessionária de energia elétrica, por isso, é importante verificar as regulamentações locais.
Sistemas off-grid: armazenamento e uso de energia
Nos sistemas off-grid, que não são conectados à rede elétrica, a energia gerada é armazenada em baterias. Esse tipo de sistema é ideal para áreas remotas, onde a energia pode ser utilizada quando o sistema não está produzindo, como durante a noite ou em dias nublados.
Independentemente do seu sistema solar produzir mais energia do que você consome, você sempre terá benefícios ao utilizá-lo. Seja vendendo o excedente de energia no sistema on-grid ou armazenando para uso posterior no sistema off-grid, a energia solar oferece autonomia, economia e sustentabilidade.